quinta-feira, 17 de maio de 2012

CULTURA DA CONVERGÊNCIA

A cultura da Convergência, segundo Henry Jenkins ( 2012, p.29), seria o campo onde as velhas  e as novas mídias colidem, onde mídia corporativa e mídia alternativa se cruzam, onde o poder do produtor de mídia e o poder do consumidor interagem de maneiras imprevisíveis. Convergência, seria o  fluxo de conteúdos através das multiplas plataformas de mídias, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meiso de comunicação que vão a qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam. O emergente paradigma da convergência presume que novas e antigas mídias irão interagir de forma cada vez mais complexas.




Falar, ler, escrever formas e técnicas tão antigas são  retomadas neste processo de convergência. A língua guarani, a língua terena dos indígenas pode, deve e vai sair de seu estado de pura oralidade para conquistar espaço no mundo das palavras grafadas, impressas, postadas de modo a ganhar um novo sentido para seus falantes e para todas as comunidades que desejam fazer uso das mídias para ver revigorado seu idioma, e como ele os seus costumes e cultura.

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