sexta-feira, 4 de maio de 2012

O PROJETO


Estudo, concepção e produção de recursos educacionais impressos e digitais - Unioeste e instituições parceiras

Objetiva abrir espaço para pesquisadores, professores de diferentes áreas do conhecimento e professores que trabalham em situação de aldeamento das regiões oeste e sudoeste do Paraná, Mato Grosso do Sul, especificamente, o município de Dourados, no sentido de produzir material didático impresso e digital para as escolas indígenas falantes do guarani, kaigange, kawoa e outras línguas indígenas. A presente proposta tem em vista o entendimento de que se faz urgente e necessário suprir a carência de recursos educacionais digitais e impressos para as mais diversas áreas do conhecimento, com ênfase na concepção e produção de recursos para as escolas de Educação Básica, Ensino Superior e Educação Escolar Indígena. Ocupa-se, ainda, o presente projeto de aprimorar os conhecimentos epistemológicos dos pesquisadores envolvidos, no sentido de gerenciarem, harmoniosamente, as questões didático-pedagógicas, com as questões de emprego das tecnologias, em termos da concepção, elaboração e validação dos recursos educativos digitais e impressos de acordo com as diretrizes curriculares e projetos políticos pedagógicos de cada área enfocada. Estabelece como meta além de produzir matérias didáticos impressos e digitais, manter um repositório de tais recursos com vistas a oferecer material de qualidade ao ensino em seus diferentes graus e especificidades. A pesquisa aqui proposta viabiliza-se metodologicamente por meio de encontro de estudos, oferta de cursos com foco na concepção e produção dos objetos. Visa, sobretudo, o contínuo aprimoramento do grupo de envolvidos, promovendo intercâmbio de conhecimentos e tecnologias entre as instituições parceiras, no sentido de gerenciarem harmoniosamente questões didático-pedagógicas, com questões de emprego das tecnologias, em termos da concepção, elaboração e validação dos recursos educativos digitais e impressos de acordo com as diretrizes curriculares e projetos políticos pedagógicos de cada área enfocada. Este projeto vincula-se ao núcleo NUPROEDUNI, que tem como proposta manter um repositório de materiais digitais por meio da plataforma Moodle, para as postagens em modo upload e download, postagens dos materiais para revisão e reencaminhamento dos materiais, discussões teóricas e encontros virtuais para esclarecimentos de dúvidas entre os pesquisadores envolvidos.


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